CONHEÇA-NOS Nosso foco é o abastecimento alimentar

Iniciado na gestão Geraldo Alckmin, o Governo do Estado de São Paulo (GESP) vem promovendo o Chamamento Público 07/2017 – Novo CEASA, para empresas autorizadas apresentarem estudos de viabilidade para transferência conjunta da Zona Cerealista e do Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP) da CEAGESP para o Rodoanel Mário Covas.

Nesse momento, o Governador Márcio França e sua equipe estão analisando os estudos apresentados, buscando selecionar as melhores proposições em prol do abastecimento alimentar paulista através de uma assessoria competente pois a instalação do entreposto conclui-se que haverá maior fluidez de mercadorias, reduzindo custos de transporte (por exemploslogística moderna emenor tempo de operação), agilidade na comercialização e, consequentemente, custos mais baixos para os produtos alimentícios favorecendo a população em geral.

Essa iniciativa, apoiada por diversos parlamentares como o Deputado Estadual Campos Machado, coloca São Paulo na vanguarda do abastecimento alimentar regional, nacional e mesmo internacional.

Lembrando que não há alimento sintético e que os produtos alimentícios não produzidos dentro dos supermercados. São necessários terra (temos), produtores competentes (temos), distribuidores capacitados (temos).

Isso tudo organizado numa central moderna e inovadora (teremos) resultará inevitavelmente em menores custos, favorecendo os consumidores em geral do nosso Estado e do nosso País.


Comissão empresarial

A Comissão Empresarial, com a interveniência da FECOMERCIO SP, reúne: SAGASP – Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios no Estado de São Paulo; SCAFESP - Sindicato do Comércio Atacadista, Importador e Exportador de Frutas do Estado de São Paulo; Federação dos Sindicatos e Associações de Produtores e Distribuidores de Pescados no Brasil; Associação Central dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo; SINCAESP – Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos no Estado de São Paulo; BCSP – Bolsa de Cereais de São Paulo; SINDICOMIS - Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Carga e Logística do Estado de São Paulo.

A Comissão Empresarial é um colegiado criado em 2001 e reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo. Em 2002, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo formalizou o Protocolo de Intenções com a Comissão Empresarial (Processo No. 1974/2001) para esforços integrados visando a transferência conjunta da Zona Cerealista e do ETSP para o Rodoanel Mário Covas.

DO QUE Tratamos

Nosso foco é o abastecimento alimentar, setor estratégico e fundamental de nossa sociedade.

De acordo com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE, a população do Estado de São Paulo em 2018 é de 43.993.159 habitantes, sendo que na Região Metropolitana de São Paulo é de 20.856.507 de habitantes.Esses números nos dão as dimensões envolvidas diariamente na segurança e no abastecimento alimentar dessas populações.

Lembrando que para o Estado de São Paulo são necessários, no mínimo, 2 pratos de comida/dia, representando aproximadamente 88 milhões de refeições/dia.

Portanto, o ABASTECIMENTO ALIMENTAR É COISA SÉRIA!

As frutas, legumes e verduras (FLV), os cereais em geral, os pescados, as diversas proteínas de origem animal e outros suprimentos são perecíveis, requerendo agilidade logística para assegurar o menor tempo de transporte e distribuição até à extensa e difusa rede varejista composta pelas feiras livres, sacolões, supermercados, mercados de proximidade, além dos utilizadores restaurantes, indústrias de “catering” em geral, escolas, etc.

Um centro de entrepostagem (ou “hub”) é o elo logístico fundamental da cadeia produtiva, que assegura quantidade e qualidade à segurança e abastecimento alimentar, sendo a Zona Cerealista e o entreposto de São Paulo os maiores do Brasil. A cadeia produtiva abrange desde a roça até o consumidor final, daí porque requer governança e gestão integrada, aí residindo o dever constitucional do Estado na segurança e abastecimento alimentar, em parceria público-privado.

Purchase Now